Vienna Biocenter

O Programa de Doutorado do Vienna BioCenter, uma escola de doutorado da Universidade de Viena e da Universidade Médica de Viena, está buscando inscrições de jovens cientistas motivados e conhecedores de todo o mundo. Os candidatos devem possuir mestrado ou grau equivalente em Biologia, Ciências Naturais ou outras áreas relevantes.

Os alunos do Programa de Doutorado do Vienna BioCenter são supervisionados por cientistas líderes e têm acesso total a instalações de última geração. O Vienna BioCenter Campus é extremamente dinâmico e altamente multidisciplinar, com áreas de pesquisa que variam de moléculas a populações.

O programa incentiva os alunos a contribuir positivamente para o avanço da ciência, fazendo e publicando importantes descobertas científicas. O programa de formação permitirá aos alunos adquirir competências científicas, importantes para uma carreira científica, mas também para outros percursos profissionais.

Há duas chamadas a cada ano com abertura em março e setembro, respectivamente, e o número de vagas varia de chamada para chamada. Atualmente está com inscrições abertas e receberá candidaturas até o dia 15 de abril de 2022. No site do programa você encontrará todas as informações necessárias para enviar uma inscrição bem-sucedida para um dos programas mais bem-sucedidos da Europa. Estamos felizes em responder às suas perguntas, mas verifique primeiro a guia de perguntas frequentes.

Aproximadamente 70 membros do corpo docente participam da escola de doutorado e os tópicos de pesquisa variam muito. Confira todos os tópicos e as áreas em que eles trabalham no Vienna BioCenter na lista abaixo:

Bioquímica, Biofísica, Estrutura: Ao combinar pesquisa em bioquímica, pesquisa em biofísica e métodos estruturais de última geração, os cientistas estão resolvendo complexos macromoleculares em resolução atômica, reconstituindo complexos multicomponentes in vitro, estudando interações proteína-ligante e observando máquinas moleculares em ação.

Biologia Celular e Cromossômica: Para obter insights fundamentais sobre como uma célula, a unidade básica da vida, é organizada e se divide, uma comunidade de pesquisa altamente interativa no BioCenter de Viena usa abordagens de ponta, incluindo microscopia de super-resolução, triagem de alto conteúdo, reconstituição bioquímica e genômica, para dissecar funcionalmente a biologia molecular da célula.

Biologia Computacional, Genomas e Evolução: Desenvolvimento de algoritmos, modelagem e processamento de dados de alto rendimento. Essas ferramentas computacionais permitem a análise de alto nível de grandes quantidades de dados biológicos, desde imagens microscópicas de alto rendimento até sequências genômicas ou milhares de transcriptomas unicelulares, e também são indispensáveis para a pesquisa em biologia evolutiva.

Mecanismos de Doença, Imunologia, Patógenos: Como certas mutações levam a doenças, como os organismos se defendem contra patógenos e células malignas e como podemos usar esse conhecimento para desenvolver melhores terapêuticas e melhorar a agricultura.

Regulação de genes, RNA, Epigenética: Combina diversas abordagens, desde bioquímica e biologia celular até genômica e transcriptômica para desvendar as conexões entre genomas e as transcrições que eles codificam. Um foco particular está na pesquisa de RNA, onde inúmeras funções para esse ácido nucleico só recentemente vieram à tona.

Neurobiologia: Como os cérebros se formam e evoluem? Quais são os mecanismos moleculares que processam e armazenam informações? Como os padrões de atividade nos circuitos neurais produzem percepção e comportamento? E quais os mecanismos subjacentes aos distúrbios neurológicos?

Células-tronco, Desenvolvimento, Regeneração: Descobrir as etapas de sinalização e os mecanismos regulatórios que controlam o desenvolvimento de tecidos, órgãos e organismos. Esta área de pesquisa tem enorme relevância biológica e médica, fornecendo insights sobre doenças do desenvolvimento e câncer, bem como regeneração de tecidos e órgãos.


Bioinfo3D – A bioinformática em todas as dimensões ® é um projeto mantido por doações voluntárias de pessoas como você. Faça um pix para a chave bioinfo3d@gmail.com e nos escreva caso queira colaborar de outras formas.

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.